Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Oitava Série' | 2018

NOTA 8.0

Por William Weck @filmenamente


'Oitava Série', é o reflexo fidedigno da juventude moderna embarcando em um tema tão discutido nos dias atuais. Impossível não se identificar com os dilemas na vida dos jovens retratados. Estamos diante das redes sociais e todas as suas conseqüências presentes na fase adolescente. 

A trama acompanha Kayla (Elsie Fisher), uma estudante da oitava-série ansiosa e preocupada com a chegada do ensino médio. Extremamente tímida no mundo real, porém confiante no mundo virtual, Kayla não consegue colocar em prática suas dicas no seu canal do youtube para lidar com as adversidades do mundo escolar.  



A direção assinada por Bo Burnham é certeira ao retratar a mudança da sociedade contemporânea procedente da aceleração cultural. Fiel, honesto e compreensível acerca da juventude dos dias atuais, o cineasta não poupa críticas da dependência dos jovens com a internet e as redes sociais, como se fossem escravos das mesmas. Mas, por outro lado, contemplamos as frustrações das crianças que buscam alguma maneira de ser ouvidas, pois muitas delas são negligenciadas pelos próprios pais.

Em meio a essas frustrações, ‘Oitava Série’ é um 'tour de force' na vida da protagonista Kayla. Enquanto atrás das câmeras mostra ser uma pessoa confiante, experiente, popular e autêntica, no mundo real a sua essência é exatamente o oposto. A pequena Kayla vive uma angústia pelo anseio da fama e status, como muitas celebridades. E, aqui, está o cerne da crítica de Burnham - as futilidades do mundo moderno que rodeiam os jovens de hoje em dia. Diante de todas essas situações vivenciadas pela protagonista, a atriz Elsie Fisher é o centro das atenções - sua atuação é excelente, transmitindo o afogo em socializar com as pessoas ao seu redor, como também o refúgio através das redes sociais – com um trabalho vocal e corporal perfeito para cada ocasião de sua personagem -. Já a câmera subjetiva e over the sholder de Burnham, acompanhando os passos de Kayla, reforça ainda mais o seu estado emocional abalado.   

Tecnicamente, Burnham valoriza cada ação tomada da protagonista na perfeita transição entre a música diegética e extra diegética, assim como os suaves movimentos de câmera capturando cenas ilusórias, tensas e sublimes (vide na cena entre Kayla e seu pai na fogueira). E o resultado é o retrato mundano do medo, ansiedade e nervosismo de uma menina de treze anos.  

Com diálogos clichês ou motivacionais em algumas passagens de sua produção, ‘Oitava Série’ é um filme de auto-ajuda para pessoas imaturas - extremamente relevante nos dias atuais, e sugere novas reflexões à respeito da crescente influência das redes sociais na vida da juventude contemporânea


Vale Ver !  



Nenhum comentário