Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'O Retorno do Herói' | 2018

NOTA 8.5

Por Rogério Machado




Só o cinema francês pra nos brindar com pequenas pérolas repletas de humor e com aquele bom gosto peculiar que só os franceses tem. Contudo, 'O Retorno do Herói', filme destaque no último Festival Varilux de Cinemas Francês, extrapola as linhas da lógica (não que isso seja ruim, muito pelo contrário), tira sarro com o pastelão e se traduz numa deliciosa comédia de exageros como há muito tempo eu não via. 


A história se passa em 1809, na França, onde conheceremos o impagável capitão Neuville (Jean Dujardin), dono de um grande carisma e aparente coragem, ele é chamado para batalha, deixando a futura noiva com o coração partido. Depois de muito tempo passado e sem ter nenhuma notícia do amado, vendo a tristeza e apatia da moça, sua irmã, Elisabeth (Mélanie Laurent) decide escrever cartas em seu nome para animá-la. Porém, tudo vai por água abaixo quando Neuville, inesperadamente reaparece.

Quanto à narrativa, alguns poderão notar um certo tom cartunesco, e talvez a intensão da direção de Laurent Tirard ('Um Amor à Altura' - 2016, também numa parceria com Dujardin) seja essa mesma - mas não só a de fazer uma caricatura do herói, (numa atuação irrepreensível de Dujardin) como também humanizar essa figura que todos tomam como símbolo de destreza e coragem. Essa desconstrução é desenvolvida diante do espectador quase que organicamente, que tem como canal principal o antagonismo de Elisabeth - o jogo de 'gato e rato' que se estabelece, é naturalmente engraçado , que lança mão de clichês, mas que não cai no vazio pela liga dos protagonistas em cena. 

Ambientado no século XIX,  'O Retorno de Rei' ostenta características técnicas de alto nível : direção de arte, figurinos e os suntuosos cenários, assim como as clássicas batalhas, não economizam na grandeza dessa história que tem como força o roteiro, que de tão despretensioso mostra originalidade, inteligência, e provoca risos que vão se transformando em longas risadas, e isso sem pesar a mão, flertar com o óbvio ou piadas que caminham na linha tênue do mal gosto. O longa de Tirard é a comédia de exageros mais natural que você um dia pensou em assistir. 


Vale Ver !






Nenhum comentário