Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Minha Filha' | 2018

NOTA 7.0

Por Rafael Yanomine @cinemacrica 


A disputa pelo amor ganha novos contornos no olhar da diretora Laura Bispuri. No longa 'Minha Filha', o embate está longe da esfera jurídica, é no interior da Itália que a mãe de criação se impõe frente à mãe biológica pela guarda da pequena Vittoria.


O que pode parecer um roteiro demasiadamente simples, tem inserções e pontos de vista  que o tornam uma obra diferenciada. A construção das personagens maternas, primeiramente, não só contribui para polarizar a disputa para um plano de estilos de personalidade, mas confere uma importante via de desenvolvimento da narrativa. Nesse sentido, temos de um lado o desenvolvimento mais contido da mãe de criação, Tina: contida, conservadora, sobriamente morena. No ponto diametralmente oposto assistimos a estruturação explosiva de Angelica, a mãe biológica: expansiva, libertina, descontroladamente loira. Um dos méritos da diretora é nos apresentar de forma persuasiva essa mãe desapegada das convenções sociais. Conduzida pela atuação brilhante de Alba Rohrwacher, a personagem de Angelica é profunda em retratar o lado miserável do excesso do desapego. Acostumada a seduzir homens no bar em troca de bebidas, é poderosamente degradante a cena em que ela rasteja pelo chão do bar num micro vestido recolhendo as moedas atiradas por um affair relâmpago.

Outra fonte de diferenciação é pesar o conflito sob a ótica da filha. Abandonamos a disputa adulta e somos obrigados a nos compadecer de uma criança submetida a experiências inapropriadas para a idade. São diversas as situações em que Vittoria é brutalmente exposta às aventuras sexuais ou atos irresponsáveis da mãe biológica. Soma-se a isso o complexo dilema da pequena garota em definir quem será a figura materna com que irá viver.

Pode-se dizer que a narrativa se ancora na exploração de estereótipos, mas considero que a qualidade da construção dos personagens é rica e convincente. Além disso, as experiências desenhadas para a personagem infantil têm êxito em serem constrangedoras. Esses elementos tiram essa proposta da vala comum.


Vale Ver !




Nenhum comentário