Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Apóstolo' | 2018

NOTA 7.7

Por Karina Massud @cinemassud 


Na safra dos muitos lançamentos de terror desse segundo semestre de 2018, “Apóstolo”, filme original da Netfix, se destaca. A produção escrita e dirigida por Gareth Evans ( diretor dos sucessos “Operação Invasão” 1 e 2) não tem uma fórmula exatamente original : seita religiosa, sacrifícios pra uma colheita melhor, mistério e violência; mas foi bem trabalhada e rendeu um filme que agrada os fãs do gênero.

Londres, 1905, Thomas (o ator Dan Stevens, conhecido pela série “Downton Abbey” e pelo filme “A Bela e a Fera”) volta pra casa e recebe a péssima notícia que sua irmã foi sequestrada por uma seita, partindo então para Erisden na missão de resgatá-la.  Thomas parece bem sinistro com seu remédio em conta-gotas, suas cicatrizes descomunais e olhos avermelhados.


Erisden é uma ilha de difícil acesso e solo estéril  habitada por  imigrantes que lá vão para começar vida nova, e como todas as pessoas frágeis e meio sem rumo, são suscetíveis a todo tipo de crença e liderança fanática. Profeta Malcom (Michael Sheen, excelente!)  é o líder religioso dessa comunidade, ele é  a lei e a justiça , todos obedecem cegamente aos seus comandos cometendo atrocidades e alimentando com sangue a deusa pagã que mantem presa. Um homem carismático, maluco, muito ambicioso e cheio de ódio.  Ele divide o comando com seu amigo Quinn, mas como tudo é “olho por olho e dente por dente” ,eles se tornam rivais e a luta pelo poder é inevitável.

Os dois fios condutores da trama são a busca de Thomas por sua irmã e o culto à deusa. Porém o enredo fica meio confuso e se perde no desenrolar da trama,  que apresenta muita informação (sacrifícios, sequestro, luta pelo poder, a neurose dos personagens,  a deusa misteriosa e dois romances) e pouco nexo, desperdiçando boas chances de prender o espectador. Mas talvez nem todo filme de terror precise de coerência no roteiro ou de ter tudo muito bem explicadinho, sua função é causar medo, te deixar horrorizado e grudado na poltrona seja de que maneira for.

No geral a atmosfera de “Apóstolo” é sombria, com algumas cenas nojentas clássicas com esgoto, ratos e corpos em decomposição e a deusa das colheitas semi-podre que é alimentada à força com o sangue de coelhos. Mas o foco do terror reside mais em lutas e violência, nas torturas físicas diversas com correntes, furadeiras, máquinas medievais e litros e mais litros de sangue. A trilha sonora instrumental de violinos, ajuda bastante no clima tenso e macabro. Não era o grande filme que prometia ser mas vale a espiada.

Vale Ver!




Nenhum comentário