Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Em Busca da Liberdade' | 2017

NOTA 7.9

Por Rogério Machado



Baseado em uma história real, 'On Wings of Eagles'  (título original), tem quase todos os elementos de um bom drama que retrata os absurdos por trás da guerra, mas é preciso ser justo, nem tudo funciona no longa estrelado pelo sempre competente Joseph Fiennes. O filme que não passou pelos cinemas, mas já se encontra em plataformas on demand, de forma geral conquistará aos apreciadores menos exigentes do gênero,  muito em parte pelo carisma do protagonista. 


A narrativa acompanha a história do corredor Eric Liddell (Joseph Fiennes), que representando a Grã-Bretanha,  ganha uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris em 1924. Humanista e sempre se dando em função dos outros, ele deixa sua esposa e três filhas e  parte em direção a China para trabalhar como missionário e professor,  mas acaba encontrando um país devastado pela guerra. Com a invasão japonesa no território chinês durante a Segunda Guerra Mundial, Liddell acaba em um campo de concentração e sem ideia se um dia voltaria a ver sua família.

Lidell já havia sido retratado no vencedor do Oscar 'Carruagens de Fogo' (1981), mas dessa vez a vida do pastor que desistiu de sua própria vida para servir de refrigério aos que estavam ao seu lado, o ângulo é outro. Porém, muito embora o filme se aprofunde na trajetória de coragem, fé e esperança desse homem (que pra mim não é desse mundo), a abordagem do diretor Stephen Shin, deixa a desejar -falta um item essencial na receita: a mesma paixão que o personagem real tinha. Falta chegar ao coração do espectador. Não estou falando sobre um roteiro piegas ou feito pra fazer chorar, mas que fosse tão empático quanto a caminhada altruísta de Lidell.

Se há um bom motivo para a sessão, esse se deve ao fato de ter o irmão mais novo dos Fiennes à frente do personagem: esse sim encara com excelência a vida desse homem que abriu mão de tudo que ele era pra fazer diferença num mundo destruído pela ganancia do homem.  



Vale Ver !

DIREÇÃO

  • Stephen Shin
    Michael Parker

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Rubby Xu, Christopher C. Chan, Michael Parker, Stephen Shin
Produção: Mark Bacino, Jim Green, Stephen Lam, Stephen Shin
Música: Scott Greer
Fotografia:  Siu-Keung Cheng
Montador: Peter Svab

ELENCO

Joseph Fiennes, Bruce Locke,Shawn Dou, Richard Sanderson, Jesse Kove, Augusta Xu-Holland, Elizabeth Arends, Darren Grosvenor, Simon Twun, Zach Ireland, Patrice Poujol, Shigeo Kobayashi, Asta Friis Lodahl


Nenhum comentário