Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Adeus, Christopher Robin' | 2018

NOTA 9.0


Por Rogério Machado 


Quem é que não ouviu falar do Ursinho Pooh? 
Conhecido por aqui como Ursinho Puff, todos sabem que o personagem é  uma das animações de maior sucesso da Disney. Mas poucos sabem o que há por trás da história desse adorável urso e sua turma que habitam o imaginário infantil desde 1921, pouco depois da Primeira Guerra Mundial. 'Adeus, Christopher Robin', que chega este mês às plataformas on demand, é a verdadeira história da criação do famoso ursinho. 



Essa história que mistura vida real e fantasia belamente filmada, acompanha a vida de Alan Milne (Domnhall Gleeson), que após retornar das batalhas da Primeira Guerra Mundial sofre com diversos traumas deixados por ela. O escritor e autor de diversas peças teatrais, retorna então a Londres, onde tenta retomar a vida cotidiana ao lado da esposa, Daphne (Margot Robbie). Eles têm um filho, o pequeno Christopher Robin (Will Tilston), que basicamente é criado pela babá da família, Olive (Kelly Macdonald), devido à distância estabelecida pelo próprio pai. Disposto a escrever um livro que irá ajudar o mundo a evitar uma nova guerra, Milne leva a família para morar no campo. Lá ele se aproxima do filho, que serve de inspiração para criar seu personagem mais conhecido: o ursinho Pooh. 

A narrativa é centrada no relacionamento de pai e filho,  aliás, a ausência de relacionamento entre eles: o casal  Milne deixa  claro que a família fica para segundo plano enquanto perseguem o êxito através da carreira de Alan, que andava num período de ausência criativa e tinha o total apoio da esposa para fazer o que quer que fosse, desde que ele criasse algo incrivelmente bom à ponto de tirá-los do anonimato. A esposa, brilhantemente defendida por Robbie é demasiadamente egoísta, que não demonstra o menor apreço em preservar seu lar. Já Gleeson, (um grande ator que Hollywood ainda não deu o devido valor), deixa transparecer a instabilidade e a insegurança no papel do pai de família, que era atormentado pelo terror da guerra e que matinha nítida frieza para com todos, especialmente no trato com o pequeno Christopher. 

A história genial que resultaria num legado imaterial do universo infantil, estava  bem ali debaixo do nariz de Alan: das brincadeiras lúdicas pautadas na imaginação até os passeios na floresta com o filho, nasce Pooh,  Tigrão e cia Ltda. Com o sucesso, vem em seguida uma vida a qual o menino não se sentia à vontade e a recente reaproximação já estaria novamente ameaçada. Tudo não passava de entrevistas, tardes de homenagem, mídia. 

'Goodbye, Christopher Robin' (no original) retrata a vida dessa família sem pretensões megalomaníacas, mantem bom ritmo e usa o drama na medida certa para contar essa história comovente sobre pessoas comuns que erram e acertam, como acontece em qualquer família. Simon Curtis (dos ótimos 'A Dama Dourada' - 2015 e 'Sete Dias com Marylin' - 2012) na direção, demonstra mais uma vez sua habilidade em cinebiografias - que trata seus personagens reais como personagens reais, e que afasta mais uma vez os erros comuns das obras herméticas dentro do gênero. Verdade é a palavra de ordem. 


Super Vale Ver ! 

DIREÇÃO

  • Simon Curtis 

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro:  Frank Cottrell Boyce, Simon Vaughan
Produção:   Steve Christian, Damian Jones
Trilha Sonora:  Carter Burwell
Fotografia: Ben Smithard
Montador: Victoria Boydell



ELENCO


Vicki Pepperdine, Margot Robbie, Domhnall Gleeson,Will Tilston, Alex Lawther,Stephen Campbell Moore
Richard McCabe,Geraldine Somerville,Mossie Smith,Stanley Hamlin, Kelly Macdonald, Dexter Hyman,Sonny Hyman,Phoebe Waller-Bridge, Sam Barnes,Allegra Marland, Mark Tandy, Richard Dixon,Shaun Dingwall, Ann Thwaite, Louis Harrison. Nicholas Richardson, Kevin Millington Rolan Bell

Nenhum comentário