Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'O Livro de Henry' | 2017

NOTA 8.0

Rogério Machado


A subversão de um gênero muitas vezes pode representar um grande risco. 
Mas muitas vezes quando se acerta a mão, o risco parece não ter sido calculado, ou nem mesmo ter existido - como é o caso de 'O Livro de Henry' (The Book of Henry, no original), que ainda segue sem estreia oficial no Brasil.  Ainda mais num drama, onde viradas na trama são praticamente impossíveis de se ver. Aqui a famosa virada (ou porque não, plot twist)  para os mais íntimos da expressão, surpreende e confere frescor ao gênero, que quase sempre , tem a missão de nos fazer chorar com cenas tristes e frases de efeito. 



Na história, conheceremos Henry (Jaeden Lieberher) um jovem de 11 anos com a mente brilhante, uma espécie de prodígio e ainda por cima muito maduro pra sua idade, que passa seus dias entre a escola e o convívio carinhoso com sua mãe Susan (Naomi Watts) e seu irmão mais novo Peter (Jacob Tremblay). Henry cuida das finanças da família, auxilia a mãe na educação de seu irmão mais novo, devora livros e livros toda semana. Ele desconfia que sua amiga Christina (Maddie Zigler), vizinha da casa ao lado, esteja sofrendo violência do padrasto (Dean Noris), que é ligado à polícia. Assim, após um acontecimento que muda a vida de todos, Susan, após achar o tal livro do título onde Henry escrevia uma especie de um diário,  fica sabendo de um plano para salvar a amiga.

'A pior coisa do mundo não é a violência , é a apatia...'  A frase dita por henry em determinado momento para sua mãe, passa a ser a tônica que move a história. Susan é uma mulher que prefere ficar bêbeda com a amiga do trabalho ou horas e horas na frente da televisão mergulhada em games, do que cuidar dos filhos como qualquer mãe faz. Essa troca de papéis onde o filho é responsável e a mãe tresloucada, pode soar clichê demais, mas no drama funciona bem pois faz parte de um plano maior escondido no roteiro, e por mais que o senso de responsabilidade da mãe outrora desatenta pareça reverberar rápido demais dentro trama, em contra partida, passa a repercutir melhor quando levamos em consideração o desfecho surpreendente. 

O trio de atores juvenis dominam o drama: Jaeden Lieberher já havia mostrado o poder de sua interpretação no excepcional 'Destino Especial', o jovem esteve também recentemente no remake de 'It, A Coisa'. Jacob Trembley, que emocionou o mundo em 'O Quarto de Jack' também é garantia de boas cenas dramáticas. Além da bailarina Maddie Ziegler (aquela dos clips da cantora Sia) que não faz feio no seu primeiro papel no cinema. Mas pra mim a cereja do bolo mesmo nem foram as eficientes e emocionantes atuações, e sim, a simples ideia de pegar um drama é transformá-lo num filme multifacetado, que respira aventura,  e ainda flerta com o suspense. 

'The Book of Henry' é uma história sobre perder e ganhar, sobre reconhecer uma impotência e mudar o rumo das coisas....

Vale Ver ! 


DIREÇÃO
Colin Trevorrow

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Gregg Hurwitz
Produção:  Adam Richman,Jenette Kahn, Jim Tauber, Sidney Kimmel
Fotografia:  John Schwartzman
Montagem: Kevin Stitt
Música: Michael Giacchino



ELENCO
Naomi Watts, Jaeden Lieberher, Jacob Tremblay, Sarah Silverman, Lee Pace, Maddie Ziegler, Dean Norris.



Nenhum comentário