Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Corpo Elétrico' | 2017

NOTA 8.0

Por Rogério Machado


Fazer cinema , principalmente no Brasil, é um exercício de ousadia. Cinema independente então pode ser considerado um milagre.... os deuses da sétima arte que o digam. 'Corpo Elétrico', do diretor mineiro Marcelo Caetano, sorveu essa ousadia toda para si pela maneira em que abordou temas que ainda são tabus gigantes. Ainda que de temática LGBT, o filme dá um drible no esteriótipo, explora a sensualidade e celebra a liberdade, independente do gênero.


Na história, vamos conhecer Elias (Kelner Macêdo). Ele tem 23 anos, é gay, bonito, veio da Paraíba e trabalha como estilista (ou desenhista como ele prefere dizer) numa fábrica de roupas em São Paulo. É extrovertido e tem vários parceiros sexuais — alguns mais velhos e endinheirados, outros mais jovens e, assim como ele, com um futuro pela frente. Mas Elias, ao contrário de seus colegas de profissão e dos que conhece nas noitadas — homens, mulheres, héteros, gays, brancos ou negros —, não parece ter planos definidos a longo prazo. Ele prefere viver despretensiosamente.

Apesar de realista, e falar do cotidiano de jovens de diferentes idades, cor, raça e sexualidade, o longa meio que funciona como um conto lúdico sobre a perfeita convivência entre todos eles. Todos se aceitam, se respeitam, não existe discriminação em função da condição de cada um, principalmente entre os héteros e os gays da trama - o pagode com futebol acontece tranquilamente enquanto a dupla de gays da turma dão pinta no meio dos peladeiros suados. Nenhuma repressão ou estranhamento que justifique um ato de homofobia. Talvez, resida nessa abordagem o tom de crítica, mas acredito que Caetano quis mesmo revelar um sonho: em que um dia todos convivam melhor, sem julgamentos ou conflitos. 

Ainda que seja impossível não criar a ideia de que o filme também exalte as diferenças e o pleno convívio entre elas, o longa na minha ótica, festeja a liberdade, a quebra de paradigmas sobre o sexo. Elias, não tinha o menor pudor com seu corpo e não fazia questão de esconder que procurava sexo sem compromisso. O que vai na contramão entre as produções nesse tema - em que a maioria dos roteiros romantizam as relações. Sabemos que nem todos buscam o romance, sendo assim, a história desse 'Corpo Elétrico' que pulsa de prazer, ou por prazer , acaba conferindo verdade para a temática. 


Vale Ver ! 

DIREÇÃO
Marcelo Caetano

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Gabriel Domingues, Hilton Lacerda, Marcelo Caetano
Produção: Marcelo Caetano, Roberto Tibiriçá
Fotografia: Andrea Capella
Trilha Sonora: Marcelo Caetano, Ricardo Vincenzo
Estúdio: Desbun Filmes, Plateau Produções
Montador: Frederico Benevides
Distribuidora: Vitrine Filmes

ELENCO
Ana Flávia Cavalcanti, Dani Nefussi, Daniel Torres, Emerson Ferreira, Ernani Sanchez, Evandro Cavalcante, Georgina Castro, Henrique Zanoni, Júlio Silvério, Kelner Macêdo, Kiara de Paula, Lucas Andrade, Marcia Pantera, Mc Linn da Quebrada, Nash Laila, Nathalia Ernesto, Rodrigo Andreolli, Ronaldo Serruya, Teka Romualdo, Welket Bungué

Nenhum comentário