Adsense Cabeçalho

Especial: ' Os 25 Melhores Filmes do Ano'

Não estamos sabendo lidar com esse tempo... mal o ano começa, já termina .... Como assim produção?  

Parece que foi ontem que aguardávamos ansiosos a estreia do oscarizado 'La La Land - Cantando Estações'.... Como esquecer o último filme de Hugh Jackman na pele do Wolverine no elogiado 'Logan', e falando ainda de heróis trazidos para as telonas, como não se render ao universo DC Comics, mesmo com todos os percalços, depois de finalmente vermos 'Mulher Maravilha' em ação? 



O ano chega ao fim e é batata!  A nossa tradicional lista dos melhores filmes do ano vem não somente para resumir o que de melhor aconteceu no cinema no ano ( porque se deixar, poderia ser 50 filmes brincando) , mas também para celebrar o nosso amor pela sétima arte. Com a árdua tarefa de fazer essa seleção linda , estão , além do editor Rogério Machado, o nosso crítico inquieto Vinícius Martins, a nossa resenhista de carteirinha Karina Massud, o nosso nerd preferido Bruno Santos e por fim, Thayná Prado,  a mascote underground e cult do blog. 

Bem, vamos então a nossa lista, lembrando novamente que não se trata de um ranking, todos os 25 filmes estão habitando com o mesmo nível de preferência na nossa alma de cinéfilo. Outro detalhe: Os filmes aqui, são necessariamente aqueles lançados no Brasil no cinema ou em sistemas de streaming entre janeiro e dezembro desse ano. 

* Clicando em 'leia mais', você poderá conferir a crítica dos nossos colaboradores feita na ocasião do lançamento de cada uma das produções.


1 - Blade Runner 2049  | Denis Villeneuve

Villeneuve conseguiu. Se o desafio era fazer uma releitura e ao mesmo tempo apresentar originalidade, então sim, ele conseguiu. O visual é tão impressionante quanto impecável, com cenários e fotografias que são um deleite até para os olhos mais exigentes. (Leia mais)



2 - Monsieur & Madame Adelman |  Nicolas Bedos


Você com certeza já conheceu , ou se não, ainda vai conhecer um casal excêntrico, engraçado, ou ainda quem sabe, extremamente dramático. Mas tenho absoluta certeza que nunca, em toda sua vida, conheceu ou conhecerá um casal como 'Monsieur & Madame Adelman'. (Leia mais)


3 -  It - A Coisa |  Andy Muschietti

A nova adaptação não fica atrás da de 1990, pelo contrário, o diretor conseguiu se reinventar e trazer um tom mais mórbido e sombrio principalmente nas cenas dirigidas no esgoto. (Leia mais)



4 - Jim & Andy: The Great Beyond | Chris Smith 


Andy Kaufman foi o que o showbiz costuma chamar de um grande entertainer, mas não no sentido único e literal da palavra. Sua arte , quase sempre incompreendida,  foi além das paredes de um estúdio ou dos quatro cantos de um palco. (Leia mais)



5 - Logan  | James Mangold

No geral, Hugh Jackman se despede de forma maravilhosa do personagem que ele interpretou durante 17 anos, mostrando um tipo de história realmente nova e bem explorada, que está agradando a fãs e críticos. (Leia mais)



6 - Bingo: O Rei das Manhãs  | Daniel Rezende 

'Bingo: O Rei das Manhãs' é um conjunto de acertos que fazem da produção um ponto fora da curva no modo de fazer cinema no Brasil, a pegada pop e vanguardista, aliada à trilha recheada com 'medalhões' nacionais e internacionais dos 80's e a competente direção de Daniel Rezende (Leia mais)



7 - Dunkirk   | Christopher Nolan

Em ‘Dunkirk’, o novo filme do cineasta realizador do brilhante ‘A Origem’ e do absurdo ‘Interestelar’ (absurdo em todos os sentidos), o público se depara com uma narrativa mais “pé no chão”, contada em uma riqueza avassaladora de detalhes  (Leia mais)



8 - Em Ritmo de Fuga  | Edgar Wright

Romance, violência, adrenalina, carros, fugas e música, muita música. Não, esse não é mais um filme de ação desses que parecem clonados uns dos outros - “Baby Driver” (“Em Ritmo de Fuga”, mais um título nacional infeliz e cafona) é, até agora, o melhor filme de ação do ano (Leia mais)



9 - Mulher Maravilha | Patty Jenkins

Apesar de ser um filme de apresentação, o que costuma ser mais lento, 'Mulher-Maravilha' acerta no ritmo e na fórmula. O longa tem a dose certa de humor, ação, romance, história e, claro, empoderamento feminino. (Leia mais)



10 - Fragmentado |  M. Night Shyamalan

Aqui temos o trabalho mais profundo de M. Night e que, com certeza, fala diretamente com os fãs do diretor, trazendo surpresas para quem acompanha a filmografia e admira a forma como ele surpreende a todos com os seus finais lotados de plot twist. (Leia mais)



11 - Star Wars : Os Últimos Jedi  |  Rian Johnson

Enfim, após dois anos de espera, o filme faz cada minuto do período de ansiedade ter valido a pena. Com gritos, gargalhadas e uns quatro ou cinco momentos de explosão de aplausos, a sessão da estreia não foi só uma data a mais no calendário da indústria; foi um evento mundial, um marco histórico, uma mudança a ser contemplada e uma obra a ser superada. (Leia Mais)



12 - Planeta dos Macacos: A Guerra | Matt Reeves 

Os efeitos especiais atingiram um patamar altíssimo de tirar o fôlego - impressionantes as diversas espécies de macacos mostradas com espantosa veracidade. Tudo potencializado pela trilha sonora sensacional assinada por Michael Giacchino. (Leia mais)



13 - Lego Batman: O Filme | Chris Mckay 

'LEGO Batman: O Filme' tem uma pegada mais leve que os live-action, o que já era de se esperar. Porém, mesmo destinado ao público infantil, o filme jamais desrespeita o legado do herói como fizera Joel Schumacher (Leia mais)



14 - Trainspotting 2 | Danny Boyle 

Eis que uma 'juventude inteira' depois, Boyle pega à todos de surpresa anunciando a sequência do longa que marcou milhares de cinéfilos em 1996 - 'Trainspotting 2' retorna com o mesmo elenco , e sob a direção do mestre que deu vida ao supra sumo do cinema '90s made' (Leia Mais)



15 - Com Amor, Van Gogh | Dorota Kobiela, Hugh Welchman

Ao contrário do que imaginamos,  apesar de retratar um período da vida (ou morte)  de um grande pintor, e até pelo seu formato, o que  poderia representar uma produção mais erudita, de arte, o longa se transforma em uma trama intrigante,  sem espaço para longas sequências contemplativas ou com muitas pausas entre os diálogos. (Leia Mais)



16 - Mãe | Darren Aronofsky

Mesmo com momentos tensos, 'Mãe' não é propriamente um suspense, o filme de Aronofsky se configura muito mais como um drama psicológico que vai fundo ao analisar de forma livre o comportamento humano nas mais diversas posições dentro desse círculo que chamamos de sociedade.  (Leia Mais)



17 - Sete Minutos Depois da Meia Noite | Juan Antonio Bayona

Situações adversas nos ensinam a sermos fortes e crescer, e 'Sete Minutos Depois da Meia Noite' nos conta sobre amadurecimento... na marra sim, mas de maneira genuína, onde essa experiência fantasiosa ilustrada de maneira inteligente, comove o espectador sem cair no dramalhão sem fim. (Leia Mais)



18 - Até o Último Homem | Mel Gibson 

É certo que o longa de Gibson 'tire fininho' de clichês _ que não dispensa exaltar o patriotismo americano enquanto 'demoniza' o inimigo. Mas outros tantos atributos me impedem de colocar em dúvida a qualidade desta obra: o rigor técnico nas cenas de ação (com alto nível de tensão inclusive), a fotografia atraente de Simon Duggan e por fim, a atuação marcante de Garfield que vai mostrando a que veio principalmente na segunda metade do filme. (Leia Mais)



19 - Corra! | Jordan Peele

Jordan Peele, o diretor e também roteirista, trabalhou em toda a sua carreira escrevendo e dirigindo comédias e conseguiu surpreender em um gênero completamente oposto. Ele provou que a mente de um humorista ligada ao horror atrai resultados provocantes. (Leia Mais) 



20 - OkJa | Joon-Ho Bong

A ideia de 'Okja', surgiu quando a imagem de um animal grande, desajeitado e de expressão triste veio na mente do diretor. Ele tentou imaginar a melancolia do animal e refletiu a predileção um tanto arbitrária da humanidade por definir alguns animais como comida e outros como companheiros. (Leia Mais)



21 - La La Land : Cantando Estações | Damien Chazelle

Ao assistir o musical você irá perceber que a direção não fez um filme atemporal somente pela abordagem,mas também no lado prático: teoricamente o filme se passa nos anos 50, mas você ouvirá toques de Iphone, carros modernos misturados a carros antigos, além da música que inclusive mescla jazz (trilha sonora que é a marca daquela década) misturada a hits dos anos 80 por exemplo. (Leia Mais)



22 - Moonlight : Sob a Luz do Luar | Barry Jenkins

Entre tantas lições que 'Moonlight' nos dá é que ninguém é vitima ou produto do meio em que vive , a personalidade e a índole te acompanharão por toda vida independente de onde você esteja ou com quem você ande. (Leia Mais)



23 - Divinas Divas | Leandra Leal 

O documentário roteirizado e dirigido pela atriz Leandra Leal, acompanha a trajetória dessas divas da noite, cujo objetivo principal foi reunir as artistas para a montagem de um espetáculo, trazendo para a cena as histórias e memórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época. Formando a primeira geração de artistas travesti no Brasil, (Leia Mais)



24 - Logan Lucky: Roubo em Família | 
Steven Soderbergh

Na direção, o emblemático Steven Soderbergh, da série de filmes 'Onze Homens e um Segredo' (2001). Pela destreza nesse tipo de trama rebuscada (no melhor sentido da palavra), e que exige também um pouco de agilidade de pensamento, era mesmo de se esperar que aqui não veríamos um filme de roubo qualquer (Leia Mais)


25 - O Cidadão Ilustre | Mariano Cohn, Gastón Duprat

O tom caricato  toma conta até da cenas sem tantas nuances propriamente engraçadas. Mas se engana quem acha que 'O Cidadão Ilustre' é uma comédia boba e 'sem recados' (Leia Mais)




O ano de 2017 foi mesmo sensacional pra nós cinéfilos... Que 2018 nos traga paz pra ninguém estragar o silêncio da sessão, dinheiro pra não faltar aquele ingressinho da estreia da semana e amor pra curtir a sala escura a dois, se possível! 



Papo de Cinemateca - Muito Cinema pra Todo Mundo! 

Nenhum comentário