Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Ele Está de Volta' - 2016

NOTA 9.5

Brilhante, nada menos que brilhante.... 




Já pensou se Adolf Hitler , o ditador mais temido de todos o tempos, vivesse entre nós nos dias de hoje?   O que ele pensaria dos costumes , das pessoas e da política praticada nos dias atuais? Bem,  de hoje em diante isso não será tão difícil de imaginar, pois é essa a premissa do longa alemão 'Ele Está de Volta'  , que é baseado no livro do escritor Timur Vermes lançado em 2012. Uma sátira genial e escrachada do famoso nazista . 



Certo dia , ou melhor,  mais precisamente na Berlim de 2014 , Adolf Hitler acorda em um terreno baldio , sem memória alguma do que aconteceu depois de 1945. Perdido, ele se vê em uma sociedade completamente diferente, onde não há partido nazista, a guerra e o país é governado por uma mulher. Ele é reconhecido pelas pessoas que acreditam que seja apenas um artista que não consegue sair do seu personagem. Mas, um discurso de Hitler é viralizado na internet, e a partir daí todos querem ouvi-lo, saber sobre ele, até que ganha um programa de televisão onde propaga suas ideias ao mesmo tempo em que tenta convencer a todos que ele é quem realmente diz ser.

'Er Ist Wierder Da' (no original) tem o raro dom de manter no mesmo nível , o tom de comédia com o tom de debate:  enquanto tira sarro das idéias radicais e nefastas do Führer, o filme também tem um lado informativo e também questiona os rumos que a nação alemã tomou com todos os anos que passaram enquanto 'teoricamente' ,a mente do ditador estava digamos,'desligada'. Em muitos momentos a direção também lança mão da 'pegada' documentário para colocar nosso protagonista interagindo com os alemães dos dias de hoje, e como estamos na era da internet e das celebridades instantâneas, inteligentemente esses mesmos vídeos documentais viralizam e ironicamente dão a visibilidade que o nosso 'Hitler' tanto desejava para disseminar novamente seus ideais. 

Como se não bastasse ter um roteiro extremamente original e naturalmente debochado, a produção ainda teve a sorte de garimpar um ator super talentoso e praticamente desconhecido que se encaixou como uma luva no personagem, e por sua vez topou ser inserido em situações que aparentemente eram reais e algumas delas hilárias por sinal. Enfim, o filme nada mais é do que uma crítica a sociedade, aos meios de comunicação, a política atual , a internet , e de como essa mesma rede banalizou a opinião alheia,  deu voz aos idiotas, disseminadores de ódio, oportunistas e intolerantes. 

O longa que estreou nos cinemas alemães no final do ano passado,chegou direto ao Brasil pelo sistema de streaming Netflix. A dica é correr logo pra ver, pois estamos falando de uma comédia mega inteligente... como há muito não víamos. 


Super Vale Ver ! 




  


Um comentário:

  1. Genial também é sua crítica desta comédia, a mais genial que assisti nos últimos tempos. Analisado de forma genérica, o roteiro encaixa os temas discutidos em qualquer parte do mundo.

    ResponderExcluir