Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'As Sufragistas' - 2015

NOTA 8.0

Antes de mais nada , começaremos com o significado da palavra Sufrágio que até ontem pra nós,  eram somente orações dirigidas a Deus em favor de quem implora auxílio ou mesmo proteção. Descobrimos que  o direito de votar e de ser votado; também tem esse nome.  Então,  um sufragista é quem milita por esse direito. 



Esse trecho importante na história acontece no início do século XX, quando mesmo após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

É importante ressaltar que temos aqui uma condução que se apega em alguns clichês , talvez ainda pela pouca experiência da diretora Sarah Gavron em grandes produções , mas não vamos nos ater a isso:  o caráter informativo da história assim como o elenco que ainda conta com a ótima Helena Bonham Carter e a grande Meryl Streep,  mesmo essa numa participação bem pequena, é mais que um bom motivo para separar um tempinho na agenda para assistir ao longa. 

O filme tem sim outros bons atrativos além dos já citados, mas talvez nenhum deles seja maior do que o excelente desempenho de sua protagonista :  Mulligan ainda que amparada por um estupendo elenco,  se destaca vorazmente e se reafirma como uma das grandes estrelas de Hollywood. 

Vale Ver ! 

Nenhum comentário