Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Próxima Parada: Apocalipse' | 2018

NOTA 5.5

Por Rogério Machado

Apocalipse. Mais conhecido como o fim dos tempos, ou até mesmo fim do mundo.  O tema vez ou outra retorna às telas. Algumas vezes retratado com maestria e originalidade (como esquecer a franquia 'Mad Max'? ) outras com total inexpressividade e sem brilho. O mais novo exemplo que entra pro segundo time, é 'Próxima Parada: Apocalipse' , que chegou no último 13 de julho na Netflix. Acredite: tão cedo você verá algo tão pouco interessante como o longa do diretor David M. Rosenthal ('Janie Jones - Uma História de Amor - 2011).


Na trama , Will (Theo James), vive o dilema de ter que contar para a família de Samantha (Kat Graham) que sua namorada está grávida. Existe um clima ruim entre Will e Tom (Forest Whitaker) por conta de um acidente ocorrido por culpa do namorado da filha, que acabou com um barco que era o xodó do sogro. Depois de mais um encontro nada amistoso entre eles para um jantar , ele se prepara para viajar para encontrar Samantha que está em Seattle, é quando se instaura o caos de um misterioso apocalipse. Sem energia , sinal de celular ou aviões, Will se junta ao sogro numa longa viagem de carro para tentar encontrar o amor de sua vida. 

No caminho, os dois (sogro e genro), que até então não nutriam nenhuma simpatia um pelo outro, começam a se entender, e o road movie através do fim dos tempos, ganha, pra variar, o tom melodramático - tudo que não queríamos em se tratando do gênero, que segue sem rumo, com poucas cenas de tensão e que deixa a 'cereja do bolo' (os efeitos especiais) para a mísera sequência final. Os personagens perdem muito tempo tentando saber o que está acontecendo, e no meio de tanta gente perdida (que a essa altura do campeonato já estão estão saqueando e brigando ente si) o carro segue com interrupções desenvolvidas de maneira muito econômica - pelo menos no que diz respeito a ação. 

Outro ponto conflitante e que incomoda, é a falta de uma explicação para tudo que acontece diante dos nossos olhos. Qual a origem de todo caos?  Quais os eventos estavam em ebulição em pleno fim do mundo? Algumas pistas, que só podem ser vistas já nos minutos finais, não ficam claras e o que fica são interrogações e as caras de paisagem do elenco, que não se segura nem pela presença imponente do ganhador do Oscar, Whitaker.  A Netflix precisa começar a rever a produção em massa de blockbusters:  transbordam em números, faltam em conteúdo.


Nem Vale Ver !

DIREÇÃO

  • David M. Rosenthal
  •      

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Brooks McLaren
Produção: Tai Duncan, Kelly McCormick, Patrick Newall, Paul Schiff
Música: Atli Örvarsson
Fotografia: Peter Flinckenberg
Montador: Jason Ballantine

ELENCO

Theo James, Kat Graham, Nancy Sorel, Nicole Ari Parker,Forest Whitaker, nett Rumanoczky,J.J. Ramberg, Cheryl Gensiorek, Harpreet Singh Kanda, Ron Verwymeren, RJ Fetherstonhaugh, Aaron Hughes, Lanie McAuley, Josh Cruddas, Aidan Ritchie, Rick Skene, Grace Dove.

Nenhum comentário