Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO- 'Não Devore meu Coração' | 2017

NOTA 7.5

Por Rogério Machado



Sempre imaginei as regiões de fronteira como 'minis Torres de Babel', como lugares onde diálogos são praticamente impossíveis de serem mantidos, mas não exatamente por conta do idioma, e sim, muito mais pelo choque de cultura e os costumes tão diferentes. Mas nada é tão nocivo quanto a ambição do homem, quanto o desejo de ser superior ao outro. Numa pegada lúdica e até de certa forma conceitual, o diretor e roteirista Felipe Bragança trouxe ao cinemas no fim do ano passado, 'Não Devore Meu Coração', apresentando os conflitos entre dois países sempre se apoiando em guerras sangrentas do passado.


Na história conheceremos Joca (Eduardo Macedo), um menino brasileiro de 13 anos, e Basano 'La Tatuada' (Adeli Gozales), uma menina indígena paraguaya. Eles vivem na fronteira entre os dois países, marcada pelas águas do Rio Apa. Joca está apaixonado por Basano e quer fazer de tudo para conquistar seu amor. Mesmo que pra isso ele tenha que enfrentar as violentas memórias da Guerra do Paraguay que assolou a região e os segredos de seu irmão mais velho, Fernando (Cauã Reymond), um misterioso agroboy envolvido com uma perigosa trupe de motociclistas da região chamada de 'Gangue do Calendário'.

Com roteiro inspirado em contos do livro 'Curva de Rio Sujo' ,de Joca Reiners Terron, o longa de Bragança tem seu forte sobretudo no texto, sensível e pungente, e por muitas vezes na boca do elenco juvenil. A trilha sonora é outro toque fino à obra, que se sobressai nessa fábula tupiniquim que bebe de tantos gêneros a ponto de se perder no meio destas. Uma música original que lembra muito aquelas que ouvimos em filmes de ficção científica.

Apesar da  história ter profundidade e boa condução de Bragança, muito embora não sejam de fato atores, a atuação um tanto inexpressiva do elenco juvenil prejudica o interesse do espectador, a vontade de embarcar nessa mescla de elementos poéticos e dramáticos. É possível entender a escolha, em se tratando de buscar a naturalidade, mas não parece funcionar com consistência durante todo o filme. O elenco adulto, por sua vez, está muito bem, inclusive dando margem a uma ponta de Ney Matogrosso, além claro da sempre competente performance de Reymond. 

'Não Devore Meu Coração',  promete muito mais do que entrega, mas é certo que estamos diante de um bom trabalho do nosso cinema, que busca identidade, mensagens e linguagens diversificadas.



Vale Ver !

DIREÇÃO

  • Felipe Bragança

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Felipe Bragança
Produção: Marcos Prado, Marina Meliande
Fotografia: Glauco Firpo
Trilha Sonora: Baris Akardere
Estúdio: Canal Brasil, Globo Filmes
Montador: Jon Kadocsa
Distribuidora: Fênix Distribuidora de Filmes

ELENCO

Adeli Benitez, Cauã Reymond, Cláudia Assunção, Eduardo Macedo, Leopoldo Pacheco, Marco Lori, Mario Verón, Ney Matogrosso, Zahy Guajajara

Nenhum comentário