Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Mulheres Alteradas' | 2018

NOTA 9.0



Por Rogério Machado


É certo que nas HQs ainda residem muitas boas histórias a serem contadas através das telas de cinema. Não bastasse todo o sucesso de uns anos pra cá dos super heróis dos universos Dc e Marvel, ainda podemos contar com outros perfis de tramas , principalmente no Brasil, onde recentemente vimos que também podemos seguir esse caminho, como no recém lançado 'Tungstênio' (do grande Heitor Dhalia).  Em 'Mulheres Alteradas' (do diretor Luis Pinheiro) também temos uma produção baseada em quadrinhos. 

A referência vem de Maitena, cartunista argentina que teve o trabalho homônimo publicado em cinco álbuns no Brasil no início dos anos 2000. Em minúsculas histórias, a autora examinava de forma cômica as pressões do amor, da família, do trabalho, entre outras tantas no cotidiano feminino. Lançadas originalmente nos anos 90, as tirinhas foram amarradas em uma história linear e ganharam cores mais contemporâneas nas mãos do cineasta, estreante em longas, e do roteirista (e também quadrinista) Caco Galhardo.




A história apresenta o dia a dia  de quatro mulheres, cada uma enfrentando problemas bem particulares: Keka (Deborah Secco) enfrenta uma crise no casamento com Dudu (Sérgio Guizé), Marinati (Alessandra Negrini) é uma workaholic que repentinamente se apaixona por Christian (Daniel Boaventura), Leandra (Maria Casadevall) sente-se bastante insegura pelo fato de ainda não ter constituído família e Sônia (Monica Iozzi) está cansada da rotina doméstica e sonha com a época em que era solteira.

O mote traz a velha conhecida de todos nós, a crise dos trinta: casar ou viver forever alone?  Dar prioridade ao trabalho ou ao amor? Cada uma dessas personagens ora está convicta, ora tem dúvidas do que quer... mas será que não dá pra ter tudo? Certo mesmo é que temos direito de mudar de opinião e viver cada um à sua própria maneira. Muito longe dos ferrenhos discursos feministas, o longa exalta a independência e o querer - sejam mulheres ou homens, as questões que rondam a vida dessas quatro mulheres e movem essa história são inerentes à qualquer um, mas o enfoque dentro do universo feminino é o pulo do gato da trama - mulheres são mais sensíveis e deixam transparecer seus medos e delírios de um modo muito mais caricato , e isso é o que faz o longa de Pinheiro ser tão especial. 

Pela premissa, pode ser que você acredite que já tenha visto algo parecido antes, mas tenha certeza: não, você não viu. O 'it' da narrativa está em abraçar a pegada dos quadrinhos e dar um tom ainda mais pop com uma trilha sonora ultra moderna (que vai de Rita Lee à Tulipa Ruiz, com a ótima 'Top Top', regravação do clássico dos Mutantes de 1971), além dos curtos planos sequência, a edição super bem bolada e  montagem super inteligente - que elevam também o nível técnico da produção.

E por fim,  é bom deixar claro :  uma mulher alterada não é uma mulher louca, é uma mulher que está em constante mudança. Com humor refinado e habilidoso 'Mulheres Alteradas' já é umas das melhores produções do cinema nacional em 2018.


Vale Ver !

DIREÇÃO

  • Luis Pinheiro

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Caco Galhardo
Produção: Bel Berlinck, Fernando Meirelles
Fotografia: Will Etchbehere
Trilha Sonora: Fabio Góes
Estúdio: Globo Filmes, O2 Filmes
Montador: Ricardo Gonçalves
Distribuidora: Downtown Filmes, Paris Filmes

ELENCO

Alessandra Negrini, Daniel Boaventura, Deborah Secco, Maria Casadevall, Monica Iozzi, Patricya Travassos, Sérgio Guizé






Nenhum comentário