Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Lean on Pete' | 2017

NOTA 9.0


Por Rogério Machado 



'Lean on Pete', que segue ainda sem previsão de estreia por aqui, poderia ser um filme sobre o amor de um garoto por um cavalo, (que inclusive já vimos muito no cinema), porém, o filme de Andrew Haigh (dos tocantes '45 Anos' -2015 e 'Weekend' -2012), ainda que seja de certa forma conduzido através desse amor do garoto pelo animal, não trata diretamente dessa relação. 

Digamos que o cavalo Pete seja um agente que irá ajudar a conduzir o garoto através dos novos rumos que sua vida haveria de tomar. De certa forma, é difícil colocar em palavras o que é visto e sentido pelas imagens de Haigh, mas é seguro afirmar que seremos pegos de assalto por essa história sobre amadurecimento. 



No drama seremos apresentados à Charley (Charlie Plummer), um menino de 15 anos que vive com o pai solteiro em Portland, Oregon. Na procura pela tia Margy, desaparecida há muitos anos depois de uma briga séria com seu pai, Charley consegue um emprego de verão como ajudante de um treinador de cavalos, Del (Steve Buscemi) e acaba se afeiçoando a um cavalo de corrida chamado Lean on Pete. 

Nas mãos do diretor e roteirista Andrew Haigh , cineasta acostumado a abordar e detalhar conexões emocionais entre duas pessoas, o cavalo substitui um destes indivíduos nesse potente drama - o diretor dessa vez se aventura pela vastidão do noroeste americano, e que foi bastante elogiado após suas exibições nos festivais de Veneza e Telluride. Haigh e seu diretor de fotografia Magnus Nordenhof Jønck (do drama 'Guerra'-2015), capturam uma verdadeira galeria de deslumbrantes e solitárias paisagens nos desertos dos estados do Oregon e Idaho. O diretor mais uma vez mostra-se um adepto da poesia solene destes vastos espaços à medida em que ele ilustra uma triste jornada de companheirismo e amizade.

Mas é como bem disse na abertura desse texto, essa relação servirá para sustentar o garoto em todas as tragédias pelas quais ele haveria de passar. Sendo assim, o longa não é exatamente sobre a amizade entre o homem e  o animal, é sobre o crescimento através da dor e das dificuldades, sobre ter que amadurecer antes do tempo, de um jeito torto e fora de ordem. O sentimento por aquele animal haveria de manter o que de bom o jovem Charley guardava em seu coração, para o futuro não se tornar um lugar sombrio e sem luz. Fazendo alusão ao título original: aquele jovem rapaz 'contou com Pete' para não sucumbir em meio à solidão e a loucura. 


Super Vale Ver !

DIREÇÃO

  • Andrew Haigh
  •    

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Andrew Haigh, Willy Vlautin
Produção: Tristan Goligher 
Música: James Edward Barker
Fotografia: Magnus Nordenhof Jønck
Montador: Jonathan Alberts


ELENCO


Charlie Plummer,Amy Seimetz,Travis Fimmel, Steve Buscemi,Jason Beem, Tolo Tuttele,Ayanna Berkshire, Connor Brenes, Kurt Conroyd, Chloë Sevigny, Dennis Fitzpatrick, Rusty Tennant, Julia Prud'homme, Jason Rouse, Lewis Pullman, Justin Rain

Nenhum comentário