Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Hostiles' | 2018

NOTA 10

Por Rogério Machado


O bom e velho western não morreu. É certo que o gênero não move mais a indústria do cinema como moveu um dia, (viveu seu auge entre os anos 40 e 70) mas ainda temos alguns bons exemplos  como 'Dança com Lobos' (1990), que já vai pra quase 30 anos de lançado, ou ainda, o mais recente deles como 'Django Livre' (2013) ou 'Os Oito Odiados' (2015), ambos do lendário Quentin Tarantino.  Depois de assistir 'Hostiles' (ou simplesmente 'Hostis' no português), concluo não somente que o gênero ainda continua sendo perpetuado com excelência, como ouso de dizer que, muitas das vezes, o melhor do cinema está fora das salas de cinema (pelo menos no Brasil), já que 'Hostiles' foi lançado e produzido pela plataforma de streaming 'Amazon'. 


Ambientado em 1892, o longa acompanha Joseph J. Blocker (Christian Bale), o capitão do exército estadunidense que toma para si a missão de escoltar uma tribo indígena de volta ao seu território natal. No entanto, o capitão e sua tropa terão que atravessar o perigoso meio-oeste americano para salvar suas vidas e de seus protegidos. No caminho, eles ainda encontram uma viúva, Rosalie Quaid, (Rosamund Pike) que também se junta ao destacamento após ver sua família ser assassinada por índios.

Como de hábito, Christian Bale cumpre com brilhantismo a missão de interpretar esse militar que sempre tratou grupos indígenas como animais -nada mais do que retribuir os erros e revidar as maldades de antepassados. Pagar a dor com dor. Sempre muito rígido e a princípio reticente à tarefa que lhe foi destinada, vemos aos poucos sua transformação. Ao cruzar pastagens e assentamentos destruídos pelo ódio do homem (destaco aqui a fotografia de tirar o fôlego de Masanobu Takayanagi), o capitão que a princípio era 'terra árida', começa a demonstrar sensatez e benevolência. Transformação essa muito provavelmente motivada pela compaixão da Sra Quaid para com os índios, mesmo tendo sido alvo direto dos índios comanche. 

À frente da direção, Scott Cooper, que já havia trabalhado com Bale em 'Tudo por Justiça' (2013), conduz com eficiência, entendendo o tempo do personagem protagonista ao processar tudo e começar a transparecer essa mudança. As novas ações do novo herói são convincentes e causam impacto direto na narrativa em si, como em nós, o público. 

Além de todos os elementos tradicionais sempre vistos no gênero, contamos com outros méritos, como o fato de que o faroeste fala a temas que nos interessam e que nos fazem refletir, como os limites morais da vingança e a disparidade entre a covardia e a bravura.  Especificamente em 'Hostiles' seremos testemunhas da viagem interna e solitária de um homem que aprendeu a observar ao seu redor e a mudar a direção do seu coração. O filme passou pelo Festival de Cinema de Toronto em 2017 e está disponível exclusivamente na plataforma da Amazon. 


Super Vale Ver !

DIREÇÃO

  • Scott Cooper

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Scott Cooper, Donald E. Stewart
Produção: Scott Cooper, Ken Kao, John Lesher
Música: Max Richter
Fotografia: Masanobu Takayanagi
Montador: Tom Cross
Distribuidora: Amazon

ELENCO


Scott Shepherd, Rosamund Pike, Ava Cooper, Stella Cooper, David Midthunder, Gray Wolf Herrera,Christian Bale,Rory Cochrane,Jonathan Majors,John Benjamin Hickey,Stafford Douglas,Stephen Lang, Bill Camp, Wes Studi,Jesse Plemons,Timothée Chalamet,Adam Beach,Xavier Horsechief,Q'orianka Kilcher,Tanaya Beatty,Peter Mullan,Austin Rising, Robyn Malcolm, Ryan Bingham ,Paul Anderson,Ben Foster, Scott Anderson, Boots Southerland, Dicky Eklund Jr., Scott Wilson, Brian Duffy, Richard Bucher, Luce Rains, James Cady

Nenhum comentário