Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Homem-Formiga e a Vespa' | 2018

NOTA 9.8

Com pequenos poderes, vem grandes zoeiras

Por Vinícius Martins  @cinemarcante


O diretor Peyton Reed conseguiu entregar, três anos atrás, um filme com qualidade e marca incrivelmente grandes mesmo com sua jornada de bastidores complicadíssimos. Apesar de bom, ‘Homem-Formiga’, de 2015, é nitidamente o filme de outro diretor (Edgar Wright deixou o cargo no meio da pré-produção por divergências com o estúdio). Agora, nessa notável sequência, percebe-se a assinatura do diretor na sutileza do humor como fez em sua excelente comédia romântica “Abaixo o Amor” (2003), com piadas inteligentes e sempre adequadas ao passar alguma informação útil.


A construção do roteiro é simples e sofisticada, de um jeito fácil de entender e simpatizar. A ênfase dada aos personagens criados para o cinema é, nessa franquia, um belíssimo exemplo de assertividade. O brilhante Luiz, interpretado pelo igualmente brilhante Michael Peña, rouba a cena a cada nova aparição, e o dilema enfrentado por Hope - a Vespa - em relação à ausência da mãe (mostrado desde o primeiro filme) é explorado aqui de maneira rica, acrescentando emoção e expectativa em relação ao aparecimento de Vanet Van Dyne, a Vespa original e co-criadora dos Vingadores nas histórias em quadrinhos. A vilã Fantasma também tem peso (pelo menos é mais memorável em seu propósito do que o lamentavelmente mediano Jaqueta Amarela no filme anterior) e sua presença dá ainda mais significado para a corrida contra o tempo que se faz nas duas horas de filme. Seu propósito, apesar de diferente do da HQ, (a “nobre” função de destruir ou desestabilizar as grandes corporações, como as indústrias Stark), a torna uma figura empática e essencialmente humana, tornando seu objeto tão importante quanto o resgate da mãe de Hope, Janet Van Dyne, que é interpretada por Paul Rudd Michelle Pfeiffer.

Coadjuvantes roubam a cena a todo o tempo e dão sempre um espetáculo à parte. Entretanto, o protagonismo se mantém firme nos personagens-título do filme, estrelados por Paul Rudd e Evangeline Lilly, respectivamente. Há uma evidente química entre os dois, e sua relação é o coração do filme. Entre lendas urbanas, soros da verdade, lágrimas pela leitura de 'A Culpa é das Estrelas' e Michael Douglas anunciando que acha que depois dessa nunca mais irá dormir (Deus abençoe a dublagem brasileira), ‘Homem-Formiga e a Vespa’ prova ser um dos filmes mais completos de todo o MCU*. E para o cinema como um todo, ele é prova viva - filmada, no caso - de que uma sequência pode sim ser melhor do que o primeiro filme, coisa que não se vê com tanta frequência hoje em dia.

PS: Me recuso a comentar a cena pós-créditos. Apenas assistam, falo sério.

Super Vale Ver !

DIREÇÃO

Peyton Reed

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Andrew Barrer, Chris McKenna, Erik Sommers, Gabriel Ferrari, Jack Kirby, Larry Lieber, Paul Rudd, Stan Lee
Produção: Kevin Feige, Lars P. Winther, Mitchell Bell
Fotografia: Dante Spinotti
Trilha Sonora: Christophe Beck
Estúdio: Marvel Studios
Montador: Craig Wood, Dan Lebental
Distribuidora: Buena Vista, Disney

ELENCO

Abby Ryder Fortson, David Dastmalchian, Evangeline Lilly, Gail Gamble, Hannah John-Kamen, Joshua Mikel, Judy Greer, Laurence Fishburne, Madeleine McGraw, Marcella Bragio, Michael Douglas, Michael Peña, Michelle Pfeiffer, Paul Rudd, Perla Middleton, Randall Park, Rob Archer, T.I., Vanessa Ross, Walton Goggins



*Marvel Cinematic Universe (Universo Cinematográfico Marvel)

Nenhum comentário