Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Calibre' | 2018

NOTA 8.0



Por Rogério Machado 


'Calibre', que chegou no último fim de semana na Netflix, é basicamente um drama,  mas que flerta com o suspense para sustentar o interesse do espectador até o fim. Seja pela trilha, o clima criado, e claro,  por envolver um assassinato, o filme de Matt Palmer ('The Gas Man' - 2014), gera quase que uma estima involuntária em quem tem apreço pelo gênero e se aventura na sessão. Muito pela situação como se dá esse assassinato e dos eventos que vão se estabelecendo em cadeia, dá pra dizer que o longa tem na condução sua força vital.



Na trama, os jovens Vaughn Carter (Jack Lowden) e Marcus Trenton (Martin McCann) são amigos de longa data e estão sempre empenhandos para um ajudar um ao outro. Logo cedo no início de um final de semana, os amigos partem para uma vila isolada e pacata da Escócia com o intuito de praticar a caça em florestas. A ideia inicial era ensinar Vaughn ter um desempenho melhor na caça, porém durante o primeiro tiro disparado pelo rapaz, um menino é atingido na cabeça colocando os dois amigos em sérios problemas.

A dupla de protagonistas também se firma como ponto de equilíbrio em uma trama que esbarra no genérico:  Mark, decidido,  com jeito de bad boy e que toma sempre as rédeas da situação. Já Vaughn tem uma esposa que espera  o primeiro filho e por sua vez é mais comedido, de boa índole e que está sempre com um pé atrás, em outras palavras , é o 'ponto fraco' da dupla. Apesar de considerar clichê essa dobradinha de personalidades, principalmente em se  tratando de filmes do gênero, os atores funcionam bem juntos. A amizade de anos e a conexão entre os personagens, é o que transforma o que vem a seguir, no peso dramático que se espera no desfecho. 

'Calibre' (título bem inexpressivo por sinal) é uma história sobre o despreparo do homem mediante situações extremas. É certo que cada um responde de uma maneira aos percalços ... mas a narrativa nos mostra que nenhum de nós está preparado para surpresas desagradáveis, respondemos sempre com menos inteligência que deveríamos. Esse contraponto subentendido no contexto é o melhor do filme de Palmer: homens caçando homens ao invés de caçar animais. Nem animais , nem homens... a humanidade está mesmo longe de alcançar o equilíbrio. 


Vale Ver !

DIREÇÃO

  • Matt Palmer

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Matt Palmer
Produção: Alastair Clark,  Anna Griffin, 
Fotografia: Anne Nikitin
Trilha Sonora: Márk Györi
Montador: Chris Wyatt
Distribuidora: Netflix

ELENCO

Jack Lowden, Martin McCann, Tony Curran, Ian Pirie, George Anton, Kate Bracken, Therese Bradley,Joe Cassidy, Cameron Jack,Kitty Lovett, Cal MacAninch, Rob McGillivray, Donald McLeary,Cody Mitchell,Olivia Morgan, Ben Stranahan, Clare Yuille

Nenhum comentário