Adsense Cabeçalho

Especial : 'Homenagens do Cinema a Jurassic Park'

Por Vinícius Martins @cinemarcante 


Alguns filmes são tão poderosos e emblemáticos que acabam se tornando referências para todo o universo cinematográfico. ‘Matrix’ e ‘ET: O Extraterrestre’ são exemplos que se fazem valer até os dias de hoje, sendo constantemente homenageados em filmes e séries da atualidade. Seguindo esse pensamento, hoje vamos rever três homenagens diferentes ao icônico ‘Jurassic Park’, filme de 1993 dirigido pelo imaginário sempre inventivo de Steven Spielberg.



TOY STORY 2

Quando os brinquedos vão à loja Celeiro de Brinquedos do Al, o Sr. Cabeça de Batata dirige um carro da Barbie enquanto o “falso” Buzz Lightyear conversa com Rex sobre a HQ que mostra como derrotar o Zurg, arqui-inimigo de Lightyear. Após uma manobra arriscada, o HQ boa das mãozinhas do Rex e deslizam para baixo de uma prateleira da loja. Dez, por sua vez, desesperado pela perda repentina, pula do carro a fim de tentar recuperar o bem. Ao constatar que reavê-lo será inviável, ele corre atrás do carro para se reunir com seus amigos. E é nessa hora que o Sr. Cabeça de Batata olha pelo retrovisor do carro e percebe Rex perseguindo-os, em uma cena idêntica à memorável situação da fuga de Ian Malcolm, Ellie Sattler e Muldoon do tiranossauro após o primeiro ataque do mesmo no filme.



TED 2

Quando o desbocado ursinho de pelúcia e seus amigos Samantha e John, respectivamente interpretados por Amanda Seyfried e Mark Wahlberg, sofrem um acidente de carro e se veem obrigados a passar a noite na beira da estrada, John e Ted decidem ir buscar lenha para fazer uma fogueira e se aquecerem durante a madrugada. No entanto, no caminho John encontra uma planta diferente (uma canabis) e começa a comentar sobre como aquela erva era rara de achar e do barato que um baseado feito dela dava em quem a fumasse. Ted então sobe uma mureta de pedra e, com o olhar fixo em algo fora do alcance da câmera, vai até John e vira sua cabeça na direção para onde está olhando. John, ao ver o que estava diante de si, se cala e coloca-se em pé com uma tórrida expressão de surpresa. E então começa a tocar a trilha clássica de John Williams para ‘Jurassic Park’, ao mesmo tempo em que são mostradas centenas de mudas de maconha.



Essa sequência é uma releitura direta e imediata da cena em que Alan Grant e Ellie Sattler contemplam a impressionante visão de um dinossauro vivo pela primeira vez. E para coroar a zoeira, como que com uma cereja em cima do bolo, Ted reprisa a fala de Grant sobre os dinossauros (ou as ervas, nesse caso) se moverem em manadas.

UM CADÁVER PARA SOBREVIVER

Esse filme majestoso protagonizado quase inteiramente pelos brilhantes Paul Dano e Daniel Radcliffe, é sem dúvidas uma surpresa agradavelmente nojenta. A história surreal de um cara que é salvo por um defunto e se torna amigo dele é de longe uma das maiores bizarrices do cinema dos últimos anos. E quando esses amigos improváveis começam a conversar, logo surge o questionamento quanto a falta de memória por parte do finado revivido. Quem ele era? Qual era o seu nome? E sua história? Perguntas que, como nenhum dos dois conseguia responder, geraram a busca por memórias mais simples, como símbolos da cultura pop. E o escolhido para despertar alguma memória no cadáver falante foi ‘Jurassic Park’, é claro!



Paul Dano começa a comentar sobre a emoção da cena inicial do longa aquela já citada acima, de quando se vê os dinossauros pela primeira vez), e começa a cantarolar o tema do filme. O morto então cantarola junto com ele, e Dano expressa sua felicidade ao encontrar um laço com a memória do desconhecido à sua frente. Só que ao perguntar se ele se lembra de 'Jurassic Park', Radcliffe afirma que não. O personagem de Paul Dano então diz uma das frases mais sábias do cinema mundial: “se você não conhece 'Jurassic Park', então você não conhece nada.”

Gostou? Lembra de mais alguma cena que preste tributo a 'Jurassic Park'? Deixe nos comentários e acompanhe nossas paginas! Publicaremos mais curiosidades de tributos a outras sagas em breve!



'Papo de Cinemateca - Muito Cinema pra Todo Mundo'

Nenhum comentário