Adsense Cabeçalho

Especial: Novo 'Jurassic World' - Será que o trailer mostrou demais?

Por Vinícius Martins @cinemarcante 


Muito se discutiu acerca do título nacional de 'Jurassic World: Fallen Kingdom’, que trazia os dizeres 'Jurassic World: O Reino Está Ameaçado’. Com o subtítulo divulgado, cartazes foram distribuídos pelos shoppings e uma vinheta com a logo da franquia para o filme de 2018 foi lançada na internet. Mas teve gente - muita gente mesmo - que não gostou, e a polêmica saiu do meio comum dos fãs (que fizeram um abaixo assinado na rede) e ganhou repercussão até em algumas colunas de jornais. Agora, no ato do lançamento do primeiro trailer do novo filme, surge o novo título oficial: ‘Jurassic World: Reino Ameaçado’.



Assumo que também não gostei tanto do primeiro subtítulo a princípio; é estranho se acostumar com um conjunto tão inesperado de palavras em um filme que diz, em tradução livre, 'Reino Caído’. Mas depois entendi o propósito daquilo, e acabei até gostando de como soa “o reino está ameaçado” quando falado com um tom sombrio. Acredito que a ideia era ter um subtítulo tão impactante quanto 'O Império Contra-Ataca’, segundo filme da franquia Star Wars (e quinto na ordem de episódios). Mas não importa mais. O título mudou, para o bem ou para o mal. E agora, saindo da novidade sobre o título, vamos ao corpo do trailer!

Uma das coisas que me ganhou no trailer do filme 'Kong: Ilha da Caveira’, quando o vi um ano atrás, foi um primoroso trabalho de perspectiva. Há uma cena onde a câmera filma de dentro da mata, com o ângulo de alguém vendo por entre as árvores, o vôo dos helicópteros chegando ao centro da ilha; e com uma ligeira mudança de foco revela-se que um desses helicópteros é, na verdade, uma libélula que está bem mais próxima da lente do que as aeronaves dezenas de metros adiante. A “confusão” visual, feita propositalmente, se repete também no trailer de Reino Ameaçado, onde um pequeno dinossauro (que parece ser um Compsognathus) se confunde com a paisagem. A cena a que me refiro acontece aproximadamente aos quarenta segundos do trailer, mostrando brinquedos e réplicas de dinossauros sobre uma mesa e, surpreendendo a quem assiste, um desses brinquedos se mexe e se mostra um pequeno bípede de aspecto carnívoro. Talvez essa bela artimanha visual se deva ao trabalho de Derek Connoly, que roteirizou Kong e que é o nome junto ao de Colin Trevorrow (diretor do primeiro 'Jurassic World') na escrita deste novo filme.



Apesar desse ponto positivo, fica a pergunta: será que o trailer mostrou demais? Já entregou o Barionix, que é o novo híbrido da franquia e que provavelmente será a encarnação da morte da vez; entregou os dilemas morais vividos pelos protagonistas, assim como uma parte da cena onde Iam Malcolm (personagem de Jeff Goldblum, que morreu no final do primeiro livro de Michael Crichton mas que perdura no cinema por sua personalidade forte e temperamento raro) discursa suas filosofias; entregou o enredo, com todo o propósito e sua dificuldade a ser batida; e entregou o final. O FINAL, a forma como a questão do vulcão se conclui perante todo aquele cenário que é a morada de tantos animais. Espera-se, de coração, que aquele não seja o terceiro ato da trama.



Precisava mesmo ter mostrado tanto? Claro que queríamos ver as coisas, mas não tudo. Contar no trailer de Titanic que o Jack morre no final teria sido uma bola fora, e me parece que aqui fizeram o equivalente (não que alguém vá morrer, mas já não haverá expectativa sobre o desfecho da trama na ilha, pelo menos).

De qualquer forma, independente de terem mostrado demais ou não, esse é um daqueles filmes a serem assistidos em IMAX 3D com todas as caixas de som no volume máximo. A experiência será algo espetacular para os fãs dos livros e dos filmes, da mesma forma que ter visto o parque aberto em 2015 foi um deleite até para os cinéfilos mais exigentes.

‘Jurassic World: Reino Ameaçado’ estreia em junho de 2018.



Assista ao trailer: 



Nenhum comentário