Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! ' Que Horas ela Volta ? ' - 2015

NOTA 10

Sabe uma obra irretocável? 
Dessas que são sequência de acertos do início ao fim , como
poucas vezes visto no cinema nacional? Pois é, 'Que Horas ela Volta ?' , filme premiadíssimo lá fora, é mais uma grata surpresa capaz de refutar até o maior pessimista pensamento de que nosso cinema não presta.


Nessa história emocionante , Regina Casé vive Val , uma pernambucana que se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente na casa dos patrões, a situação se complica bastante.

Primeiramente é preciso citar o poder da atuação de Regina Casé,o filme definitivamente é dela, que soube dar o tom exato à personagem que por sua vez tem traços de comédia, mas sem descaracterizar o drama pelo qual o filme se fez conhecido.

A cargo do roteiro e da direção , Anna Muylaert , usou um tema recorrente na nossa sociedade. Fez questão de ressaltar as diferenças de classes dentro de uma única casa, mas que recria e retrata milhares e milhares de histórias iguais espalhadas neste nosso país: a boa e velha invasão nordestina à São Paulo à procura de melhores condições de vida deixando pra trás famílias , filhos.. e do outro lado a classe média que deixa seus filhos com eles para perseguirem o sucesso na carreira profissional. Ambos deixam suas casas à procura de algo, e seus filhos tendo como figura materna uma terceira pessoa que de estranha passa a ser seu único ponto de referência , tanto pessoal quanto sentimental.

Esta produção vale ser vista por diversos motivos, mas principalmente porque as comédias de cunho social são raríssimas no cinema brasileiro, ainda mais com a qualidade e profundidade de 'Que Horas Ela Volta?.
Resta torcer para que a obra represente aquela faixa de mercado tão necessária e tão ausente na nossa cinematografia: a dos “filmes do meio”, entre as pequenas obras herméticas do circuito de arte e os grandes arrasa-quarteirões da comédia popular.

Vale Muito Ver!

Nenhum comentário